Cuidado com a contabilidade na Internet

Com o objetivo de aumentar o valor de mercado algumas empresas da Internet utilizam práticas questionáveis de contabilidade. Essas empresas acabam incluindo em suas receitas brutas os valores totais de vendas, apesar de receberem apenas uma comissão.

Três exemplos caracterizam bem essa situação:

  • Algumas agências de turismo na Internet incluem em suas receitas o valor total da venda de passagens aéreas e pagamentos de hotéis. Na prática, as agências de turismo só recebem uma comissão pela venda;
  • Os sites de leilões que apenas facilitam o contato e as vendas das mercadorias entre os clientes incluem em sua receita bruta os valores totais das transações, embora também só recebam uma comissão sobre a venda; e,
  • Algumas livrarias virtuais incluem o valor do material que embrulham os livros como verba de propaganda. Com isso, o valor de propaganda aumenta dando a impressão que o valor de divulgação do site é grande. Essas práticas podem iludir os investidores menos experientes e causar grandes prejuízos para eles.

O grande segredo de uma empresa da Internet que lançou ou lançará ações na bolsa (IPO) é demonstrar que sua receita cresce rápido e que a verba de propaganda é grande, mostrando que a empresa é promissora. Quanto mais ela se demonstrar promissora maior será o seu valor de mercado e, consequentemente, maior o valor de suas ações na bolsa. Essas atitudes das empresas da Internet estão criando uma bolha de valorização nas bolsas. Quando essa bolha estourar os investidores menos desavisados poderão perder muito dinheiro. Desta forma, o investidor ocasional deve ter muito cuidado quando investir em ações nas chamadas start-up companies.

É comum no mercado que agências de turismo recebam comissões das vendas de passagens aéreas e diárias de hotéis pelos seus serviços. As emissões de passagens são feitas em nome do cliente para as companhias aéreas e os pagamentos de hotéis são feitos na recepção do hotel ou através do voucher incluso no pacote de viagens. O mesmo procedimento é utilizado pelas empresas de leilões, onde as empresas não se envolvem, comercialmente, na transação entre o comprar e vendedor. Ficando apenas com a comissão pelo serviço. Contabilizar a receita bruta com os valores negociados nos leilões é uma atitude questionável.

Algumas empresas de vendas pela Internet declaram como despesas de publicidade alguns itens agregados aos seus produtos para aumentar o valor de investimentos em propaganda. No entanto, esses itens deveriam estar incluídos no item de despesa de distribuição de produtos. Essas empresas alegam que os embrulhos divulgam o nome da empresa e faz crescer o número de pessoas que decidem comprar no seu site.

Por outro lado, o sucesso de uma empresa na Internet pode ser medido pelo volume de dinheiro que circula pelo seu site. A partir do volume de dinheiro circulante pode-se inferir que o site está tendo uma boa aceitação no mercado digital. Mesmo com alguns malabarismos para aparentar mais atrativo, o volume de dinheiro ainda é um bom parâmetro de análise.