Como funciona a Internet?

[ Cópia dos slides do curso ]

Assista o curso online gratuito Assista o curso online gratuito sobre Como funciona a Internet
Assista o curso online gratuito Assista o curso online gratuito sobre O que é e-Commerce

A Internet é uma rede de computadores mundial de acesso de público ilimitado que utiliza uma infra-estrutura de telecomunicações homogênea. Atualmente qualquer pessoa física ou jurídica pode participar da Internet, incluindo empresas privadas, governos, escolas e organizações não-governamentais. Os requisitos são possuir um computador, um software compatível com a Internet e uma conexão por telefone com um provedor de acesso à Internet. Quem desejar ter um computador permanentemente conectado a rede deverá possuir um registro no órgão regulador da Internet no seu país. Cada computador na rede possui um único endereço para acesso. A comunicação entre computadores da rede é feita através do protocolo TCP/IP que gerencia e encaminha mensagens de dados entre os computadores. O TCP/IP utiliza a tecnologia de comutação de pacotes – packet switching.

A história da Internet começa com a paranóia da guerra fria na década de 60 com o medo da aniquilação numa guerra nuclear. O Departamento de Defesa Americano e a Agência de Desenvolvimentos de Projetos Avançados (ARPA) desenvolveram uma rede de computadores para a transmissão de informações imune a sabotagens. A idéia foi criar uma rede com vários computadores que pudessem trocar informações através de várias conexões independentes, de tal forma que se uma conexão ou um computador fossem paralisados os outros poderiam continuar a trocar informações.

Para tornar a rede de computadores imune a ataques foi usada a tecnologia de transmissão de dados por comutação de pacotes – packet switching. Para entender essa tecnologia imagine a existência de três computadores instalados em três prédios diferentes conectados entre si através de linhas telefônicas. O computador A está ligado no computador B, o computador B está ligado ao computador C e o computador C está ligado ao computador A. Se o computador A deseja enviar uma nota para o computador C utiliza-se a rota AC. Caso exista um bloqueio na rota AC através dessa tecnologia é possível enviar a nota pela rota ABC. Como existem milhares de rotas na Internet a chance de paralisação total da rede é muito pequena.

Para que a rede possa funcionar é necessário procedimento detalhado para a troca de dados. As regras são implementadas através de "protocolos de comunicação". As regras de comunicação entre computadores são similares as de uma linguagem humana. Por exemplo, quando se estabelece uma conversa entre duas pessoas a etiqueta diz que enquanto uma fala a outra escuta; para que uma idéia seja transmitida é necessário colocar as palavras dentro de uma sintaxe da língua conveniente; caso o interlocutor não entenda a mensagem ele solicita que seja repetida. Para a troca de mensagens na Internet foi desenvolvido o protocolo de comunicação TCP/IP – Transmission Control Protocol/Internet Protocol. O protocolo IP é responsável por dividir uma mensagem em vários pacotes compatíveis com a rede e encaminhá-los ao computador com um determinado endereço na Internet. O protocolo TCP é responsável por manipular uma quantidade grande de dados e garantir que as informações transmitidas entre dois computadores da rede não contenham erros.