Efagundes.com Projetos Ecoeficientes


Em quais tecnologias devo investir em treinamento agora para garantir um bom salário no futuro?

Publicado em Maio de 2006

No dia 14 de maio de 2006, a coluna do jornalista Ethevaldo Siqueira apresenta uma entrevista com o ex-diretor de tecnologia da British Telecom Peter Cochrane sobre as próximas gerações de tecnologia. Os principais pontos apresentados são os seguintes:

  • Em 2006, os Estados Unidos e Europa perderão terreno para a Coréia do Sul na área de banda larga. Enquanto a barreira dos 100Mbps for vencida por lá, nós do Ocidente ainda estaremos operando em 1Mbps;
  • Em 2007, as empresa de telefonia tradicionais serão vencidas pelas operadoras de voz sobre IP (VoIP), como o Skype. Atualmente, as operadoras de telefonia de longa distância já experimentam uma redução de receitas em função do crescimento do uso do VoIP, e-mail, mensagens instantâneas;
  • A partir de 2008, os serviços de redes sem fio, tipo Wi-Fi e WiMax se espalharão a custo zero para o usuário, segundo o jornalista. Embora, eu acredite que de alguma forma esses custos serão repassados para o usuários, como foi o da telefonia celular, televisão por assinatura e acessos de banda larga;
  • A terceira geração de celulares (3G) perderá a força, substituída pelas tecnologias sem fio de alta velocidade que poderão compartilhar voz, dados e imagem acessíveis em vários pontos da cidade através de hotspots;
  • Por volta de 2009, as redes sem fio já são totalmente baseadas na comutação de pacotes, com o protocolo internet (IP). Surge também por essa época sistemas de informação auto-imune a vírus.
  • Em 2010, as companhias telefônicas sobreviventes serão substituídas por minúsculas operadoras de rede. O Japão e a Coréia do Sul passarão a oferecer serviços com velocidades da ordem de terabits por segundo e as memórias dos microcomputadores chegarão a 20 gigabytes. Surgirão as primeiras interfaces com comando vocal para ambientes ruidosos.
  • Em 2011, as redes IP oferecerão toda a gama de serviços: rádio, TV de alta definição, games, loterias eletrônicas, diagnósticos e tratamentos médicos, teletrabalho móvel, etc.
  • Em 2012, surgirão as primeiras as primeiras redes mundiais de supercomputadores;
  • Em 2014, o mundo experimentará os maiores avanços na área de saúde, com implantes baseados em nanomateriais e programação biológica. A expectativa de vida média dos habitantes de países desenvolvidos atinge 100 anos. Até lá, os países já devem ter resolvido os problemas da previdência que não previa o aumento da expectativa de vida das pessoas.
  • Em 2015, a linguagem natural será utilizada na maioria das máquinas.

Algumas dessas previsões podem ser vistas nos sites www.cochrane.org.uk e www.silicon.com.

Como você pode observar o futuro está nas tecnologias de rede sem fio e na convergência das tecnologias de voz, dados e imagem. Muitas tecnologias que conhecemos e usamos hoje serão sucata nos próximos anos. As empresas de tecnologia que não forem rápidas na absorção e implementação das novas tecnologias convergentes fecharão. Uma boa idéia para desenvolvimento profissional é um estágio na Coréia do Sul para se aperfeiçoar em algumas tecnologias que o Ocidente usará anos mais tarde.

Entretanto, se conseguimos traçar um cenário futuro é possível mudá-lo conforme as atitudes e ações que tomamos agora. Pode ser que surjam novidades nos próximos anos que mudem esse cenário. Vários prognósticos de homens influentes de tecnologia não aconteceram, pois outras pessoas criaram soluções inovadoras, que a maioria das pessoas pensando cartesianamente não pensaram, e essas tecnologias transformaram o futuro. Logo, não invista em tecnologia, invista em inovação.